Aprenda a fazer um café delicioso na cafeteira italiana Moka ou similar com algumas dicas para um café perfeito
Minha forma de fazer café favorita é com a cafeteira italiana, que oferece uma série de vantagens sobre as outras formas de fazer café.
Minha mãe trouxe uma cafeteira Bialetti de 3 xícaras da Itália há décadas, quando ainda não eram vendidas no Brasil. Foi amor ao primeiro gole.
Com os anos, a “família” de cafeteiras foi só aumentando e hoje em dia minha mãe é feliz proprietária de 7 cafeteiras de tamanhos diversos!
Assim, eu cresci tomando este café italiano e continuo adorando. Na minha casa, tenho uma Bialetti Moka de 6 xícaras, esta aqui:
O que é a cafeteira italiana?
A cafeteira italiana chamada Moka nasceu na Itália no ano de 1933, fruto da genialidade do engenheiro Alfonso Bialetti.
Ela é um utensílio de cozinha indispensável em 9 de cada 10 casas italianas, além de ser peça de museu (o MOMA em Nova Iorque tem uma em exposição) e ser considerada como um dos grandes inventos italianos do século XX.
O design básico da cafeteira Moka permanece o mesmo até os dias de hoje.
São três compartimentos: um inferior para colocar água (caldeira), um intermediário para o pó de café (funil), e um onde o café pronto se acumula (coletor).
O corpo é feito em alumínio e tem uma forma octogonal característica. Já a alça e o puxador são de silicone resistente a altas temperaturas.
O design da cafeteira é patenteado, mas diversas outras empresas fabricam cafeteiras similares. Uma coisa é certa: se a cafeteira tiver mais de 8 lados ou menos, não é uma Bialetti original!
A Bialetti também oferece outros modelos, além do de alumínio original. Entre eles, cafeteira de aço inoxidável (adequada para fogão de indução), cafeteira com design mais moderno e redondo, cafeteiras coloridas, incluindo uma com as cores da bandeira da Itália. Em todas, o funcionamento é o mesmo.
Vantagens da cafeteira italiana
Além de ser prático e rápido fazer café na cafeteira de fogão Bialeti, ela tem uma vantagem que para mim que tenho buscado ter uma cozinha mais sustentável é fundamental: não tem desperdício.
Nem filtro descartável, nem cápsula. Na cafeteira italiana, você põe o pó de café diretamente no funil de alumínio que não é descartável.
Outra vantagem é que ela é muito durável e as peças mais propensas a se deteriorarem (borracha e filtro) são vendidas separadamente e podem ser facilmente trocadas.
Outras peças também podem ser substituídas, como o cabo que pode se queimar já que é feito de uma espécie de plástico.
Para quem tem medo de explosão (possibilidade de a cafeteira explodir), ela tem uma válvula de segurança que garante que isso não aconteça. Para evitar explosão, é bom também colocar a quantidade de água recomendada, não ultrapassando do limite da válvula.
- Sustentabilidade: não é preciso usar filtros ou cápsulas descartáveis
- Rapidez: o processo todo não dura 5 minutos
- Custo: você não fica preso aos caros cafés em cápsulas e pode escolher a marca que mais te agrada para fazer o seu café
- Praticidade: a cafeteira se desmonta com facilidade e é bem fácil de lavar
Como funciona a cafeteira Moka?
O funcionamento da cafeteira Moka segue leis básicas da física.
Quando a água esquenta, gera vapor e com isso há um aumento da pressão na caldeira.
A água então é empurrada para cima, passando pelo pó de café armazenado no funil e continua pela coluna até alcançar o coletor.
A pressão na caldeira alcança 1,5 bars, o que é pouco se comparado com uma verdadeira máquina de café espresso, que tem no mínimo de 9 bars.
Mas é suficiente para termos em casa um café delicioso em poucos minutos.
A grande diferença de um café feito na cafeteira Moka de um feito em uma máquina de espresso é que você não terá o creme espesso (chamado “crema” pelo especialistas) que cobre o café, característico do espresso feito em alta pressão.
Quer se organizar na cozinha? Baixe gratuitamente nosso kit de planejamento para um Cardápio Semanal.
Como fazer café na cafeteira italiana
Veja a seguir o passo a passo para fazer o café na cafeteira italiana. O processo pode ser visto também no vídeo a seguir.
Como fazer café na cafeteira italiana
É muito fácil e rápido fazer café na cafeteira italiana. Basta seguir os passos explicados a seguir, ou acompanhar o vídeo.
Desenrosque o coletor (parte de cima), separando-o da caldeira (parte de baixo)
Com as duas peças separadas, retire o funil embutido na caldeira.
Encha a caldeira (parte inferior) com água fria
Encha a parte inferior da cafeteira com água fria, até alcançar o nível da válvula de segurança. Independente do tamanho da cafeteira, a quantidade de água é sempre até a válvula.
Encha o funil com café
Coloque o pó de café moído no funil. A quantidade de pó deve ser suficiente para encher o compartimento, mas sem que o café seja compactado. Passe o cabo da colher para nivelar o café. Se preferir um café mais fraco, use menos pó. Coloque o funil de volta na parte de baixo da cafeteira.
Rosqueie a cafeteira
Encaixe o coletor (parte superior da cafeteira) na caldeira (parte de baixo) e rosqueie até que esteja firme. Não precisa de força, é só rodar a parte de cima até que esteja firme.
Coloque um pouco de água no coletor
Esta é uma dica que aprendi no manual da cafeteira Bialetti. Coloque água fria na parte superior da cafeteira, suficiente para cobrir o fundo e preencher menos de 0,3 mm. Só um pouquinho para esfriar o coletor.
Essa água evitará que o café fique com gosto de queimado.
Leve a cafeteira para a boca do fogão
Mantenha em fogo médio-baixo até que a água comece a ferver e o café comece a chegar no coletor através da coluna. No começo, é um café bem espesso, mas que vai se tornando mais claro e fraco. Você ouve o barulho da água fervendo e vê o vapor saindo do bico da cafeteira. Neste ponto, desligue o fogo. Se o café ferver por muito tempo, ele ficará amargo.
Sirva o café quente
Sirva imediatamente. Embora seja de alumínio, que retém o calor, a cafeteira Moka não é térmica. Assim, não conserva o café quente por muito tempo.
Resultado: café fresquinho e delicioso!
Quanto usar de pó de café na cafeteira italiana
A recomendação é você encher o funil até a borda, sem compactar o café. Dessa forma, terá um café bem forte, tipo espresso.
Se quiser um café mais fraco, ou parecido com o café coado brasileiro, use menos pó.
Para meu gosto, duas colheres de sopa padrão bem cheias de pó de café (cerca de 20 g) em uma cafeteira de 6 xícaras é suficiente.
Sugiro que você experimente com diferentes quantidades até encontrar a que mais agrada.
Leia também: como fazer café na cafeteira Prensa Francesa
Quanto custa a cafeteira italiana Bialetti?
O valor da cafeteira depende da capacidade e do acabamento. Veja os valores atuais de alguns modelos, ou clique aqui para ver a linha completa da Bialetti na Amazon.
Bialetti Moka 6 xícaras
Bialetti inox 6 xícaras
Cafeteira italiana Bialetti 4 xícaras
Leia também: Diferentes formas de fazer café
Outras perguntas frequentes sobre a cafeteira italiana Moka
No Brasil, são vendidos os seguintes tamanhos da cafeteira Bialetti. Note que “xícara” é uma xícara de café (aquelas pequenas) e que este tamanho varia entre 45 e 60 ml, conforme o tamanho da cafeteira.
A de 6 xícaras tem capacidade para 270 ml o que corresponde a pouco mais de uma xícara de chá média (240 ml). Na minha casa, é suficiente para duas pessoas tomarem café da manhã.
1 xícara – 60 ml
2 xícaras – 90 ml
3 xícaras – 130 ml
4 xícaras – 190 ml
6 xícaras – 270 ml
9 xícaras – 420 ml
12 xícaras – 670 ml
18 xícaras – 810 ml
A quantidade em ml foi retirada do site do fabricante.
Quanto melhor for a qualidade do pó de café, melhor será o resultado final.
Quanto à moagem, o melhor café para ser usado na Moka é o café com moagem média. Se for comprar o café moído, alguns têm na embalagem a especificação da moagem e a indicação para este tipo de cafeteira (como este). Se for moer seu próprio café, opte pela moagem média.
Se o café estiver moído muito finamente, ele pode acabar entupindo o filtro.
Não é recomendável usar menos água do que indicado para sua cafeteira, porque isso pode afetar a pressão e a eficácia da sua Moka. Se quiser um café mais forte, acrescente mais pó, nunca menos água.
O nome se refere à cidade de Mocha, no Iêmen, famosa por ter sido centro de excelência em produção de café durante muitos séculos. A designação “café arábica” também remonta a esta região.
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
Rute Maria
Muito útil está explicação… tirou todas as minhas duvidas…gratidão
Danilla
Amei, tirou todas as minhas dúvidas e ainda aprendi mais! Comprei uma para meu esposo e estávamos com algumas dúvidas! Gratidão!
Sandra Amaro
Resumo perfeito de como usar a cafeteira, obrigada foi muito útil.