Aprenda como usar alho poro, um vegetal delicioso e fácil de preparar: como escolher, como preparar, receitas clássicas e muitas dicas
Alho-poro, alho porro, ou alho francês é um alimento saboroso, da mesma família das cebolas e alhos. Com um sabor mais suave que seus parentes próximos, é muito usado em sopas, ensopados, risotos, ou até mesmo como simples refogado.
É uma delícia, fácil de preparar e, se você ainda não se apaixonou por este vegetal, continue lendo este artigo para conhecer diversos motivos para incorporar o alho poro no seu dia a dia.
Uma grande vantagem do alho poró é que ele está disponível quase o ano todo. Segundo a tabela de sazonalidade da Ceagesp, os únicos meses em que o alho poro não está em época no Brasil são os meses de janeiro, fevereiro e julho. Faz sentido, já que também no hemisfério norte o alho poró é um alimento típico da primavera e do outono.
No final deste artigo você encontra uma receita com passo a passo para fazer um frango assado com alho poro, tomilho e bacon.
- O que é o alho poro?
- Como escolher alho poro?
- Como preparar e lavar alho poro?
- Como cortar o alho poro?
- Como refogar o alho poro
- Como usar alho poro
- O que fazer com as folhas do alho poro?
- Como armazenar alho poro
- O que substitui alho poro?
- Receita de peito de frango com alho poro, bacon e tomilho
- Perguntas frequentes sobre o alho poro
O que é o alho poro?
O alho poró é uma erva que tem um bulbo com raízes em um extremidade, um falso caule com 10 a 20 cm no meio, e folhas verdes que se abrem no topo.
O caule na verdade é um emaranhado de folhas que se encaixam umas nas outras, como pode ser visto na imagem abaixo. São essas mesmas folhas que se abrem na extremidade do alho poró.
Pertencem ao gênero Allium, que inclui o alho, a cebola, a cebolinha, entre outros.
O gosto é mais suave que o da cebola, mas lembra também alho. Assim, é usado como base aromática – juntamente com cebola, alho, salsão e outras ervas – para dar sabor a diversos pratos, mas também como ingrediente principal.
Curiosidade: a pronúncia usual da palavra no Brasil é “poró” ou “porró” e não “porro” como acontece em Portugal. Leia aqui o porquê.
Como escolher alho poro?
O tamanho do alho poró varia bastante. O comprimento do falso caule fica entre 10 e 20 cm e a largura entre 2 e 5 cm. Gosto de comprar os que têm cerca de 20 cm com 3 cm de diâmetro.
Quanto mais nova é a erva, mais delicado é o sabor. Para saber “a idade” do alho poro, verifique se o bulbo que se forma na parte inferior (oposto das folhas verdes) está arredondado. Quanto mais redonda for esta parte, dizem que mais velho é o alho poro.
Leia também: como usar alcaparras
Como preparar e lavar alho poro?
- Corte as extremidades do alho poró: de um lado a raiz e, do outro, as folhas mais escuras. Descarte a raiz e reserve as folhas para outros usos (veja abaixo).
- Faça um corte no sentido do comprimento do alho poró, da raiz à extremidade onde foram tiradas as folhas.
- Com os dedos, abra o emaranhado de folhas, de forma a poder retirar todas as sujeirinhas que ficam depositadas, especialmente perto da extremidade. Para isso, lave em água corrente.
- O alho poró está pronto para ser cortado da forma que preferir.
Como cortar o alho poro?
É muito fácil cortar o alho poró. Para a maioria dos usos (refogados, sopas, risotos, etc.), basta fazer rodelas de cerca de 1 cm de largura.
Para cortar essas rodelas, simplesmente posicione o alho poró já lavado em uma tábua de corte e use uma faca afiada para fatiar.
Se o falso caule for muito grosso, corte ao meio no sentido do comprimento para depois fatiar em meia-luas.
Como refogar o alho poro
A forma mais comum de cozinhar o alho poró é refogando no azeite e/ou manteiga. Para refogar três unidades, comece por lavar a hortaliça como indicado acima. Corte em rodelas de cerca de 1 cm.
Em uma frigideira em fogo médio, adicione 1 colher de sopa de azeite, ou o suficiente para cobrir o fundo da frigideira. Se gostar, acrescente também um pouco de manteiga (1 colher de chá).
Quando esquentar, junte as rodelas de alho poro, tempere com sal e pimenta do reino e misture de forma que todas as rodelas entrem em contato com o a gordura. Abaixe o fogo, acrescente meia xícara de água e deixe cozinhar, misturando duas ou três vezes para não grudar.
Em no máximo 10 minutos, o alho poró estará macio, saboroso e pronto para ser servido como acompanhamento, ou para virar um delicioso recheio para tortas e quiches.
Como usar alho poro
Além de servir como um versátil e delicado acompanhamento, o alho poró pode ser usado de outras formas também. Entre elas:
Molho para macarrão
Parece estranho mas não é! O alho poró pode virar um delicioso e surpreendente molho para macarrão. Conheça nossa receita de espaguete ao molho de alho poró e tomilho.
Sopas e caldos
A culinária francesa nos presenteou com a famosa sopa de alho poro e batata, também conhecida como Vichysoisse. A sopa é servida fria no verão, mas também fica uma delícia quente.
Além desta sopa famosa, o alho poró dá sabor a caldos e sopas diversas, quando pode ser misturado com outros vegetais, como couve-flor, grão de bico, mandioca; cogumelos; ou proteínas como carne moída, linguiça, ou frango.
Leia também: como usar aspargos
Risoto
Risoto de alho poró é outro clássico da culinária. Se você já sabe como fazer risoto, é bem fácil esta variação. Eu refogo as rodelas de alho poro juntamente com alho picado e sal para fazer a base do risoto. Depois, acrescento o arroz arbóreo e deixo refogar até que fique esbranquiçado.
Neste ponto, coloco o vinho branco e, quando o álcool tiver evaporado um pouco, começo a acrescentar o caldo de legumes, uma concha por vez, mexendo sem parar. Em 15 – 20 minutos, o arroz já está al dente.
Para finalizar, uma colher de sopa de manteiga e muito queijo parmesão ralado. Corrijo o sal, se necessário, coloco bastante pimenta do reino moída na hora e sirvo imediatamente. Não tem quem não ame! Clique aqui para ler ou baixar a receita completa.
Ovos
Dê um super upgrade no seu omelete ou ovos mexidos, acrescentando alho poró refogado. Você vai se surpreender com o sabor!
Tortas e Quiches
O alho poro é um recheio maravilhoso para quiches e tortas. A quiche de alho poró mistura a massa crocante, com a delícia de um creme de ovos e a delicadeza do alho poro. Não tem como não amar.
Já uma torta de frango com alho poró é mais light que a quiche e acompanhado de arroz é uma refeição completa e saudável.
Batatas
A combinação de alho poro funciona não só na sopa vichysoisse mas em outros preparos também. Fica uma delícia misturar alho poro refogado ao purê de batatas, por exemplo.
Gosta de batata assada com recheio? Experimente rechear com alho poro refogado e depois me conta se não fica uma delícia.
O que fazer com as folhas do alho poro?
Como falado anteriormente, a gente descarta as folhas muito verdes na extremidade do alho poró. Mas não precisa jogar fora! Elas podem ser usadas para temperar outros preparados, incluindo caldos e sopas. Para isso, jogue na panela um pedaço da folha ou faça um “bouquet garni“, juntando outras ervas.
Uma boa ideia é congelar algumas folhas e assim, quando precisar, é só levar do congelador para a panela.
Como armazenar alho poro
O alho poro deve ser armazenado na gaveta de vegetais da sua geladeira em seu estado natural, sem ser lavado ou cortado. Ele costuma durar cerca de uma semana.
O que substitui alho poro?
Como o alho poro é da mesma família que a cebola e o alho, esses são os substitutos naturais para ele. Obviamente, isso funciona bem se o alho poro for um ingrediente para um refogado que inclui outros vegetais.
O sabor delicado do alho poró, na minha opinião, não tem um substituto à altura para receitas onde o alho poró é a estrela do prato.
Receita de peito de frango com alho poro, bacon e tomilho
Peito de frango assado com alho poro, bacon e tomilho
Equipamento
- Assadeira (26 x 15 x 7 cm)
- Papel alumínio (cerca de 80 cm de comprimento)
Ingredientes
- 1 peito de frango cortado em filés (cerca de 250 g)
- 2 alhos poros lavados e cortados em rodelas finas
- 5 ramos tomilho
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de sopa vinho branco (ou água)
- 2 fatias de bacon
- sal
- pimenta do reino
Modo de preparo
- Pre-aqueça o forno a 200 °C. Forre uma assadeira com um pedaço de papel alumínio grande o suficiente para depois fechar, fazendo uma trouxinha. Regue com um fio do azeite.
- Em uma tigela, coloque os filés de peito de frango e junte as rodelas de alho poro. Tempere com sal e pimenta do reino. Junte o tomilho, metade do azeite, o vinho branco (ou água) e misture bem.
- Transfira o alho poro para a assadeira forrada, coloque os filés de frango sobre o alho poro.
- Cubra os filés de frango com pedaços de bacon e coloque alguns ramos de tomilho por cima.
- Feche o papel alumínio e asse no forno pré-aquecido por 20 minutos.
- Depois desse tempo, abra a trouxinha de papel alumínio e asse por mais 10 minutos, ou até que o bacon fique crocante. Se seu forno tiver um grill ou dourador, use esta função.
- Transfira para uma travessa (ou não) e sirva em seguida.
Perguntas frequentes sobre o alho poro
Dá para comer alho poro cru?
Se você gosta de sabores fortes, como de cebola ou alho cru, provavelmente vai gostar do alho poro cru. Eu já experimentei e não gostei, embora adore esta hortaliça refogada. Importante notar que o alho poro é comestível, tanto cru quanto cozido. Comer ou não, é uma questão de gosto apenas.
O que fazer com folhas verdes do alho poro?
Você pode usar as folhas do alho poro para dar gosto a sopas e caldos, ou para fazer um bouquet garni, uma mistura de ervas típica da culinária francesa. Para isso, use a folha de alho poró como “envelope”, junte ramos de salsinha, tomilho, louro e salsão (aipo). Este bouquet é colocado na panela de sopas e caldos para dar sabor e retirado da panela antes de servir.
Como congelar alho poró?
Retire as folhas e a raiz do alho poro, lave bem sob água corrente e seque ligeiramente. Corte em fatias ou pedaços, coloque em um recipiente (saco plástico ou embalagem apropriada para o freezer) e leve ao freezer. Use em até 3 meses.
Como descongelar alho poró?
Para descongelar, você pode levar os pedaços diretamente para a panela, seja em um ensopado ou para saltear ou refogar na frigideira.
Agora que você já sabe como usar alho poró, deixe nos comentários sua receita preferida com esta hortaliça.
Rosa Radige Freitas Assen
Como o caule e as folhas do alho poró. Delicioso todo.
Maria Nazaré Bastos
Muito útil essa matéria. Muitas informações. Eu não sabia sobre as folhas,fiquei surpresa,vou usa-las a partir de agora.
Obrigado.
Ilza Junqueira
Eu não sabia se podia comer ou não as folhas do alho poró, agora estou bem informada, adorei a receita, obrigada.
Luzineti
Já refoguei as folhas, com óleo, cebola e alho focou muito bom