O sabor e aroma do tomilho têm uma delicadeza que não é encontrada em outras ervas. Eu particularmente adoro tomilho e uso em muitas preparações. O sabor é picante, com um toque de menta. Saiba neste artigo como usar o tomilho na comida.
Tomilho é uma erva aromática originalmente encontrada na região do Mediterrâneo. Atualmente é cultivada e usada na culinária de diversas regiões, incluindo a britânica, mediterrânea, da América Central, dos Estados Unidos e do Caribe.
Suas folhinhas podem ser usadas para temperar diversos alimentos, quer sejam sozinhas ou em combinação com outras ervas, como alecrim, sálvia, manjerona, entre outras.
Como usar tomilho na comida
O tomilho é uma erva muito versátil e combina com vários tipos de alimento: carnes, legumes, feijão, sopas, molhos, embutidos e frutos do mar. Pode ser usado também como aromatizante no azeite, manteiga, ou outras pastinhas.
Para usar as folhas do tomilho, basta puxar o grupo de folhinhas a partir do local em que elas se juntam ao cabo. Como o cabinho é bem frágil, o processo de desfolhamento chega a ser cansativo caso a receita requeira uma quantidade da erva.
Ele também pode ser usado com o cabo. Nesse caso, lembre-se de retirar da panela antes de servir, já que os cabos não se desmancham com o cozimento.
O tomilho fresco pode ser acrescentado à panela em qualquer estágio do cozimento. Em geral, quanto mais cozinha, mais sabor dá ao prato. Mas, como outras ervas, o tomilho é frágil e depois de algum tempo no fogo, suas folhinhas começam a se desfazer.
Para assados, o mesmo se aplica. Você pode acrescentar as folhas soltas do tomilho ao frango ou à carne e levar ao forno. O tomilho dará um sabor bem marcante ao prato. No churrasco, o tomilho também vai muito bem.
Outra forma de usar tomilho na comida é incluir umas folhinhas na marinada. O frango assado fica uma delícia se for marinado em uma mistura de 1/2 colher de chá de tomilho com caldo de um limão siciliano.
O tomilho é usado também para temperar o feijão, e em pratos com tomate, queijo, ou ostras. No final deste artigo, temos uma deliciosa receita de espaguete com alho porró e tomilho. Confira!
Leia também: como usar alecrim na comida
Tomilho seco ou fresco
O tomilho seco pode ser tão saboroso quanto o fresco, desde que suas folhas sejam reidratadas no processo de cozimento. Assim, o ideal é que o tomilho seco seja adicionado ao preparo no início ou meio do processo, para que possa liberar todo o seu sabor.
Como acontece com outras ervas secas, o sabor do tomilho seco é bem mais concentrado do que o do tomilho fresco. Use 1/3 da quantidade que usaria para a erva fresca (uma colher de chá de tomilho seco substitui uma colher de sopa de tomilho fresco).
O que substitui o tomilho nas receitas
Se você não tem tomilho no momento que precisa, veja quais são as principais ervas que vão acrescentar um sabor semelhante a ele no prato:
Orégano
Da mesma família que o tomilho, o orégano tanto seco quanto fresco pode substituir o tomilho em qualquer receita. É o substituto do tomilho mais usado. Basta acrescentar a mesma quantidade pedida na receita.
Manjerona
Esta erva não muito conhecida no Brasil é parente do orégano e, assim, pode ser usada como substituto do tomilho em qualquer receita.
Alecrim
Embora o gosto do alecrim seja mais acentuado, você pode usá-lo no lugar do tomilho em algumas receitas. Os caldos e sopas ficam especialmente bons, mas nos pratos com tomates eu usaria o orégano ou manjericão para substituição.
Manjericão
Não é o substituto mais óbvio do tomilho, mas em algumas receitas, como as com tomates citadas anteriormente, a mistura pode funcionar muito bem. Leia aqui sobre tipos de manjericão.
Misturas de ervas
Qualquer mistura de ervas secas que tenha o tomilho como um dos ingredientes poderá ser usada como substituto dele. Entre essas misturas, temos o Bouquet Garni, as Ervas da Provença e o Za’atar (ou Zatar), como explicado a seguir.
Mistura de tomilho com outras ervas
Bouquet Garni
O tomilho é parte da famosa mistura de ervas da culinária francesa, o “bouquet garni“.
Tradicionalmente, o bouquet garnis é um amarrado de folhas de salsinha, tomilho, louro e salsão (aipo), mas há receitas que incluem outras ervas como alecrim, manjericão, além da folha do alho porró ou poro.
As ervas são amarradas com um barbante e/ou embrulhadas em uma gaze, formando um sachê. Assim, podem ser facilmente retiradas da panela antes de servir.
Esta mistura de ervas é usada para preparar sopas, molhos, cozidos, carnes e legumes.
Ervas da Provença
Outra mistura de ervas tradicionais francesa é a chamada “Ervas da Provença” (Herbes de Provence). Neste caso, a mistura consiste de ervas que florescem no sul da França: orégano, segurelha, tomilho, alecrim, sálvia e manjerona.
Leia também: como usar sálvia na comida
Za’atar, Zahtar ou Zatar
Vem do Oriente Médio esta mistura que é usada para temperar pratos tradicionais como esfiha, baba ganoush, e humus. O Zatar também fica ótimo misturado no azeite, para fazer marinadas, pincelar pães, ou simplesmente temperar uma salada.
Há diversas “receitas” de Zahtar, mas em geral todas incluem partes iguais de gergelim, tomilho, manjerona e orégano.
Como guardar tomilho
O tomilho é facilmente encontrado no supermercado tanto na versão fresca como seca.
Para armazenar o tomilho fresco, embale os ramos em papel toalha e coloque em um pote ou saco plástico com fechamento hermético. Guarde na geladeira por até duas semanas. Se as folhas mudarem de cor para marrom, não estão mais frescas e devem ser descartadas.
O tomilho seco é comprado a granel ou em embalagens de 5 g a 10 g e tem validade de até 6 meses. Deve ser armazenado em local fresco e seco.
Leia também: qual o melhor mini processador de alimentos
Como secar o tomilho
1 – Uma forma bem fácil de secar tomilho é pendurando. Para isso, higienize os ramos, junte cerca de 10 ramos e amarre com barbante ou elástico. Quanto menor o buquê, mas fácil e rápido ele secará. Pendure os buquês de cabeça para baixo, usando um prego, gancho ou varal.
Escolha um local seco e arejado e deixe por uma ou duas semanas. Quando as folhinhas estiverem completamente secas (elas ficam quebradiças), desamarre os buquês e retire as folhas dos ramos, passando os dedos por toda a extensão. Coloque o tomilho seco em um vidrinho bem fechado e armazene no armário.
2 – Outra forma de secar o tomilho é fazer a secagem no forno. Coloque os galhos de tomilho em uma assadeira forrada com papel manteiga e seque no forno muito baixo (menos de 100 graus C) por cerca 4 horas. Verifique a situação a cada meia hora. Mantenha a porta do forno semiaberta para que a temperatura não aumente muito. Quando as folhas estiverem secas e quebradiças, desligue o forno, espere esfriar e retire as folhas dos ramos. Armazene em potinhos de vidro.
Leia também: tudo sobre o tempero dill ou endro
Pode congelar tomilho?
O tomilho pode ser congelado, tanto os ramos inteiros quanto as folhas misturadas com azeite ou manteiga derretida.
Para congelar os ramos inteiros, coloque em um saquinho de plástico com fecho e deixe no freezer. Na hora de usar, o tomilho vai direto para a panela, sem precisas descongelar. Fica fácil tirar as folhas do ramos com a erva congelada.
Para misturar com azeite ou manteiga, use uma forma de gelo. Misture as folhas de tomilho, já higienizadas e picadas, com um pouco de azeite ou manteiga derretida e encha os cubos da forma. Deixe congelar por cerca de 24 horas, retire os cubos e coloque em sacos de plástico. Retire os cubos à medida que precisar.
Quer se organizar na cozinha? Baixe gratuitamente nosso kit de planejamento para um Cardápio Semanal.
Como cuidar de um vaso de tomilho
O tomilho é uma erva perene. Assim, se bem cuidada, a planta de tomilho pode durar anos, até que fique lenhosa e comece a diminuir a produção.
Como não alcança mais de 30 cm de altura, pode ser facilmente cultivado em vasos ou em jardineira.
E o bom é que a planta não é muito exigente quanto à temperaturas, desde que a temperatura não chegue a perto de 0 ou mais de 30 graus.
O tomilho deve ser mantido em local ensolarado, mas seco. Como não gosta de muita água, molhe o vasinho somente quando a terra estiver seca, não deixando encharcar.
Receita de macarrão com alho porró e tomilho
O tomilho acrescenta um toque especial a este prato, que é uma massa deliciosa. O molho é feito com alho porró e a finalização com ovo e queijo parmesão lembra o carbonara. A receita original é do chef inglês, Jamie Oliver.
Espaguete com molho de alho porró e tomilho
Ingredientes
- 300 g espaguete
- 2 alhos porró grandes (ou 3 pequenos)
- 2 dentes de alho
- 4 ramos de tomilho (ou meia colher de chá de tomilho seco)
- 1 colher de sopa manteiga
- 1 colher de sopa azeite
- 1 ½ xícaras água
- 1 ovo
- 1 xícara queijo parmesão ralado na hora
- sal e pimenta do reino
Modo de preparo
- Corte a raiz e as folhas dos alhos porró, lave bem e corte os talos em fatias de 1 cm.
- Descasque o alho e pique bem. Separe as folhinhas dos ramos do tomilho.
- Em uma panela de fundo grosso, coloque a manteiga e o azeite e aqueça em fogo médio.
- Quando a manteiga derreter, acrescente o alho e deixe fritar, cuidando para não queimar.
- Acrescente o alho porró e refogue por alguns minutos. Tempere com sal e acrescente o tomilho.
- Junte a água e cozinhe por cerca de 30 minutos em fogo bem baixo. Se a água secar, acrescente mais um pouco.
- Cozinhe o macarrão seguindo as instruções da embalagem. Calcule o tempo de forma que o macarrão fique pronto junto com o molho de alho porró.
- Quando o macarrão estiver cozido, separe uma xícara da água do cozimento e escorra o restante.
- Misture o macarrão ao alho porró e acrescente um pouco da água do cozimento se estiver seco. Retire a panela do fogo e espere alguns minutos. Se estiver muito quente, o ovo cozinhará quando você misturar.
- Em uma tigelinha, bata o ovo e misture com o queijo parmesão.
- Junte a mistura de ovo e parmesão ao espaguete com cuidado para que o ovo não cozinhe. Deve ficar um molho aveludado. Se necessário, acrescente mais água de cozimento.
- Tempere com pimenta do reino e sirva imediatamente.
Veja também: receita de queijo brie com alecrim (ou tomilho) e mel
Ivone Cerqueira
Estou encantada com o sabor delicado e aromático dessas delícias- ervas.
Parabéns pela matéria 👏🏼👏🏼
Cristiana Gonçalves
Experimentei e achei ótimo! Não levou nem meia hora e ficou uma delícia. Parabens pela receita bem explicada.