Na hora de comprar online não cometa esses erros comuns que podem levar a uma decepção. Veja neste artigo os erros comuns de quem compra online e dicas simples para você evitá-los.
O faturamento do e-commerce no Brasil em 2020 bateu todos os recordes. Foram movimentados R$115,3 bilhões no setor, segundo reportagem da Folha de São Paulo, o que representa um aumento de 122% em relação ao ano anterior.
Milhões de pessoas compraram pela primeira vez online devido às restrições impostas pela pandemia. Mas este número não parou de crescer, mesmo quando houve a reabertura das lojas físicas em várias partes do país.
O e-commerce veio para ficar.
Eu tenho home office há mais de dez anos e, pela natureza do meu trabalho, passo muitas horas por dia online.
Assim, há muito tempo resolvo grande parte da minha vida na internet mesmo: do banco ao supermercado, seguro, passagem aérea, eletrônicos, presentes para os amigos, e obviamente coisas para a cozinha.
Do batom à televisão, já comprei de um tudo nas lojas online. O único item que ainda me tirava de casa para comprar pessoalmente era roupa, mas com a pandemia já melhorei também neste quesito!
Além disso, eu leio centenas de avaliações de produtos na Amazon para complementar as resenhas que faço aqui no Bem Afiada. Assim, eu aprendi alguns truques com meus erros e com os erros dos outros que quero compartilhar neste artigo.
Erros comuns de quem compra online
Compilei os cinco erros mais comuns de quem compra online produtos físicos em lojas como a Amazon, Americanas, Magalu e outras.
Eu te garanto: com alguns cuidados básicos, você pode comprar com tranquilidade e ter a certeza de que não vai se decepcionar na hora em que receber seu produto.
Veja abaixo quais são os erros e como evitá-los.
Não ler e entender a descrição do produto
Quem nunca? Você vê a foto de um produto, acha que é o que você está buscando, mas quando recebe em casa percebe que é muito maior ou menor do que você “imaginava”, a voltagem está errada, tem fio e você “achou” que era bluetooth, a cor comprada é diferente da da foto, e tantas outras decepções que poderiam ser evitadas se você tivesse realmente lido e entendido a descrição do produto.
No meu caso, eu comprei uma centrífuga de saladas maravilhosa e de uma marca excelente. A centrífuga tem mais de 4 mil avaliações ótimas, então eu achei que não tinha erro.
Mas quando recebi, notei que ela tem capacidade para secar alface para um batalhão e eu só queria algo para uma ou duas pessoas. O negócio é enorme e ocupa um espaço imenso no armário 🙄.
Logicamente a culpa foi minha, porque as dimensões da centrífuga estão especificadas na página do produto, mas não tive o cuidado de pegar uma trena ou régua para saber exatamente o que é uma centrífuga de 26,67 x 15,24 cm.
Sei que não estou sozinha neste erro porque leio muitas avaliações de gente que teve a mesma falta de atenção.
Assim, antes de comprar confira bem:
- dimensões do produto: se você, como eu, não tem noção de tamanho, pegue uma régua para dimensionar bem o produto;
- voltagem: confira se o produto que você está comprando é da voltagem certa (110 ou 220). A maioria dos eletro portáteis não é bivolt, assim você deve escolher o correto antes de comprar.
- cor: caso haja opção por cores diversas, certifique-se de que está comprando a cor que você deseja.
- acessórios: confira na descrição do produto o que está incluso em termos de acessórios, não confie somente nas fotos.
- material: também é um erro comum, você acha que o produto é de metal e quando chega é de plástico. Para evitar que isso aconteça, verifique o material de que é feito.
Na loja da Amazon, algumas dessas informações sobre o produto podem estar logo no início da página, abaixo do nome do produto e da marca. Caso não estejam, certamente você encontrará em uma seção chamada “detalhes técnicos”.
Leia também: Vale a pena comprar na Black Friday Amazon?
Não considerar as avaliações de quem já comprou
Uma das grandes vantagens de comprar em grandes portais como a Amazon, Americanas, Magalu, etc. é que você pode ler centenas (por vezes até milhares) de avaliações de pessoas que compraram e experimentaram o produto.
Mas é preciso cuidado na hora de ler essas avaliações.
Para começar, no site da Amazon, as avaliações que aparecem em primeiro lugar não são as mais recentes, mas as que são consideradas “melhores avaliações“. Isso indica que outras pessoas consideraram que a avaliação foi útil.
Acontece que muita gente considera útil avaliações negativas, então é normal você ver avaliações com 2 ou menos estrelas nos primeiros lugares, mesmo para um produto que tenha média de 4,5 estrelas.
Para ler as avaliações mais recentes, sem considerar as avaliações mais úteis, você precisar trocar o filtro na lista dropdown que aparece (com um círculo vermelho na figura acima).
É bom também separar os problemas:
- É problema da transportadora ou do vendedor específico? Procure outro vendedor do mesmo produto.
- É problema de o comprador não ter lido a descrição e depois se decepcionou? Leia a descrição novamente e certifique-se de que é o que você quer.
- É problema específico que aconteceu com um cliente (por exemplo, chegou amassado)? Certifique-se com o vendedor que o mesmo não acontecerá novamente.
- É problema do produto (enferruja, não faz o que promete, material de péssima qualidade, etc.)? Neste caso, é melhor escolher outro produto.
Não saber de quem está comprando
Mais um entre os erros comuns de quem compra online é achar que sempre está comprando da loja principal, seja a Amazon, Americanas, ou Magalu.
E-commerces como esses são na verdade “market places“. Sabe o que isso significa? Que na sua plataforma são comercializados produtos de diversos vendedores, que usam estes sites tão populares e com tecnologia avançada para efetivarem suas vendas.
Para ser um vendedor em um Market Place basta fazer um registro e ter o nome aprovado, não precisa nem ter loja física. Eles devem seguir os termos e regras do Market Place, mas entendo que o portal não tem como controlar cada venda.
Assim, quando você for escolher um produto, confira de quem está comprando. Esta informação aparece na descrição do produto, veja abaixo.
Se você estiver comprando de um vendedor terceiro, não aparecerá o ícone do carrinho com “Enviado pela Amazon” logo abaixo do preço do produto. O nome do vendedor terceiro aparecerá em “Vendido por” na barra lateral.
Dessa forma, para evitar este erro comum, atente para as avaliações de quem já comprou com ele e certifique-se de que é bem avaliado quando for comprar de um vendedor terceiro.
Não fazer o pagamento com segurança
Embora essas grandes lojas invistam muitos milhões em segurança, você tem opções de pagamento se não quiser fornecer os dados do seu cartão de crédito.
Entre as formas de pagamento oferecidas pela maioria das lojas online, estão:
- cartão de crédito nacional, internacional ou pré-pago;
- cartão de débito;
- boleto bancário;
Se você não se sente seguro em fazer compra online com seu cartão de crédito, opte por pagar com boleto bancário. Neste caso, terá de aguardar até a confirmação do pagamento para concluir a compra.
Outra opção interessante é o cartão virtual. Vários bancos e emissores de cartão de crédito oferecem atualmente um “cartão virtual” que garante mais segurança para compras online que o cartão de crédito normal.
O cartão virtual é um número de cartão temporário gerado pelo banco e válido para compras na internet em um determinado período de tempo. Ele tem número, data de validade e CVV (código de segurança) diferentes do seu cartão de crédito físico, mas compartilha com ele o mesmo limite e a mesma fatura.
No Banco do Brasil, por exemplo, é possível personalizar o seu Ourocard-e (cartão virtual). Você pode escolher o limite do cartão, o valor máximo por conta, a validade, a quantidade máxima de compras e a recorrência. Outros bancos, como Caixa, Bradesco, Nubank, Itau, Santander, também oferecem esta opção de cartão.
Confira no aplicativo do seu banco para ver o que é oferecido em termos de cartão virtual. Na hora da compra online, é só inserir o número do cartão virtual gerado e os dados. O valor da compra é incluído na sua fatura do seu cartão e é abatido do seu limite.
Não conhecer seus direitos de consumidor
Se mesmo evitando os erros comuns de quem compra online você ainda ficar insatisfeito com sua aquisição, saiba que o código do consumidor garante o chamado direito de arrependimento.
O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor é bem claro:
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Código do direito do consumidor
Como a compra online é feita fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem o direito de se arrepender da compra, por qualquer motivo. Mesmo que seja simplesmente por que mudou de ideia.
Além disso, cabe ao vendedor arcar com todos os custos, inclusive o valor do frete.
Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.
Assim, mesmo se tudo der errado com sua compra, você tem esta garantia, que não se aplica a compras feitas em estabelecimento físico.
Esses são, na nossa experiência, os erros comuns de quem compra online.
Conte pra gente sobre a sua experiência com compras online.
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
Deixe um comentário