Conheça a versatilidade e os benefícios do feijão fradinho, um grão saboroso para incluir na sua alimentação
O feijão fradinho, ingrediente muito utilizado na gastronomia nordestina, é um alimento saboroso, fácil de fazer e rico em nutrientes que contribuem para o bom funcionamento do organismo.
Versátil, no Brasil ele é consumido de diferentes maneiras. Só para ter uma ideia, ele é o ingrediente principal do acarajé, prato típico da Bahia. Já no Sudeste, ele é comumente consumido na forma de salada, ou de ingrediente para outros pratos.
Quer saber mais sobre esse tipo de feijão, que é uma delícia e muito saudável? Então continue a leitura e descubra por que acrescentar o ingrediente ao seu cardápio o quanto antes!
O que é feijão fradinho?
O feijão fradinho é um tipo de feijão derivado de uma das três espécies de feijão mais cultivadas no Brasil (Vigna unguiculata, também conhecido como feijão caupi). Sua semente possui coloração clara, forma arredondada, casca fina e um “olho” preto.
O feijão fradinho, diferente de outros tipos populares de feijão, não produz caldo encorpado durante o seu cozimento. Justamente por isso, é pouco utilizado como o acompanhamento do arroz, combinação que nós, brasileiros, tanto amamos.
Contudo, quando adicionado a sopas, saladas, acompanhamento para peixes e até mesmo em farofas, oferece à receita um sabor especial, já que possui sabor levemente frutado.
Como cozinhar
Cozinhar feijão fradinho é mais simples do que se imagina. Diferente de outros tipos de feijão, não é necessário fazer o “remolho”, ou seja, deixar o feijão cru de molho na água durante 8 – 12 horas.
O remolho é indicado para diminuir o tempo de cozimento do feijão além de eliminar substâncias indigestas.
Mas com o feijão fradinho, muito já se discutiu a respeito chegando à mesma conclusão: não precisa. Na verdade, nem a deusa Rita Lobo indica o remolho para o feijão fradinho!
Então, para a receita básica de feijão fradinho, basta cozinhá-lo em água até que fique macio. Assim como o feijão “comum”, o fradinho também deve ser cozido com uma folha de louro, pois incrementa o sabor.
Quer ter frete grátis e ofertas exclusivas? Conheça o programa de assinatura Amazon Prime, que além do frete gratuito para milhares de produtos dá direito ao Prime Video, Prime Music, Prime Reading e Prime Gaming. Clique aqui para conhecer e fazer o teste gratuito.
Sal, pimenta do reino e outros temperos podem ser acrescidos ao cozimento, se o feijão fradinho for ser servido apenas como acompanhamento. Se for ser usado como ingrediente para outra receita, o ideal é deixar para temperar quando for refogar o feijão, ou incluir outros ingredientes.
Quanto à panela ideal, você pode utilizar uma panela de pressão elétrica ou uma panela de pressão normal.
É bem fácil, veja só:
Como cozinhar feijão fradinho na panela de pressão normal
1. Lave
Lave bem uma xícara de feijão fradinho em água corrente, descartando os grãos danificados;
2. Cozinhe
Coloque o feijão lavado na panela de pressão e acrescente 1 folha de louro e 4 xícaras de água;
3. Tempo de cozimento
Leve a panela a fogo alto. Após a panela pegar pressão, ou seja, começar a chiar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos para o grão ficar al dente.
4. Teste
Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Abra a panela e teste o ponto do feijão.
Lembrando que o tempo de cozimento depende da sua panela, da qualidade e idade do feijão, do seu fogão, entre outros fatores. Assim, sempre experimente para verificar o ponto.
5. Escorra
Escorra a água e o feijão fradinho está pronto!
Feijão fradinho na panela de pressão elétrica
- Lave bem uma xícara de feijão fradinho em água corrente, descartando os grãos danificados;
- Coloque o feijão lavado na panela de pressão elétrica e acrescente 1 folha de louro e 3 xícaras de água;
- Programe a panela de pressão para cozinhar em alta pressão durante 10 minutos.
- Transcorrido este tempo, deixe a panela liberar a pressão naturalmente por 10 minutos. Depois, force a saída da pressão (girando a válvula de liberação da pressão) até poder abrir a panela.
- Lembrando que o tempo de cozimento depende da sua panela, da qualidade e idade do feijão, entre outros fatores. Assim, sempre experimente para verificar o ponto.
- Escorra a água e o feijão fradinho está pronto!
Conheça nossas dicas para usar a panela de pressão elétrica.
Precisando de uma panela de pressão nova? Veja essas sugestões na Amazon:
Feijão fradinho combina com quê
Versátil, o feijão fradinho possibilita a criação de vários tipos de receitas nutritivas, práticas e especialmente saborosas. Veja a seguir algumas possibilidades:
ck-image">
Deixe um comentário