O mandoline ou fatiador de alimentos é um utensílio de cozinha que facilita muito a vida do cozinheiro na hora de preparar alimentos. Saiba o que é mandoline, os tipos e quais são os melhores do mercado em 2021.
O MANDOLIN ou MANDOLINE (também conhecido com fatiador de alimentos) é um utensílio doméstico para fatiar, cortar e ralar alimentos como verduras, legumes, frutas, queijos e até salaminhos!
A principal vantagem de ter um mandolin é que você pode escolher as espessuras e os formatos de cada fatia de maneira que cada uma delas fique igual à outra dando uma apresentação maravilhosa na montagem dos pratos.
Usar um mandolin permite que você corte, por exemplos batatas em formato de batatas chips, palha e que faça cortes julienne, que são aqueles cortes longos e finos, exatamente iguais!
Outra vantagem do mandoline – e a melhor – é a necessidade de não precisar ter habilidade com o uso de uma faca. Com suas lâminas extremamente afiadas, o mandolin faz os cortes mais perfeitos, finos, grossos, uniformes sem que você tenha que fazer quase nenhum esforço.
Mas é preciso ter muito cuidado ao usar um fatiador mandolin e, para evitar acidente, escolha um produto de boa qualidade, que requeira esforço mínimo para fatiar e que ofereça mecanismo de segurança, como explicado abaixo.
Existem vários tipos de mandolines e tentarei aqui apenas orientar sobre como escolher o melhor mandolin para sua cozinha.
O primeiro ponto a considerar é qual será o uso principal do aparelho. Você quer um fatiador para facilitar suas tarefas domésticas, como fatiar batatas e cenouras, por exemplo? Esse modelo por exemplo pode ser muito adequado
Ou está buscando algo multiuso e mais versátil, que permita cortes específicos de diferentes espessuras? Para cada necessidade, haverá um fatiador mandolin adequado.
No final do artigo, você encontra uma receita deliciosa para usar seu mandoline: Receita de Repolho Roxo refogado.
Design do mandoline
Dois tipos de mandolins são encontrados no mercado: o do tipo plano com alça e o que tem um pezinho de modo que o aparelho fique na diagonal.
Normalmente os planos são modelos mais simples, que não permitem ajustes na espessura do corte e não contam com outras facilidades, como diferentes lâminas. São os mais usados na cozinha doméstica para executar tarefas do dia a dia, como fatiar batatas.
Os mandolines com pé, por outro lado, são mais sofisticados, na maioria permitem controlar a espessura do corte e alguns oferecem várias lâminas. Esses mandolines são usados por cozinheiros mais sofisticados e em cozinhas profissionais.
Segurança do mandoline
As lâminas dos mandolins são extremamente afiadas e seu uso errado pode causar acidentes gravíssimos nos dedos e nas mãos.
Prefira sempre um mandolin que possua uma guarda de segurança ou um protetor de mão, que agarra no alimento através de pontas que você pressiona sobre a fatiadora mantendo seus dedos bem longe das lâminas afiadas.
Espessura do corte
Quanto mais opções de ajuste da lâmina o seu mandolin tiver, maior versatilidade você terá de escolher a espessura da fatia. A possibilidade de ajustar as lâminas de forma simples e segura, dando uma firmeza ao mandolin, é um fator que diferencia os tipos de mandolines.
Quem precisa de cortes precisos de diferentes espessuras deve optar pelos mandolines que oferecem opções de ajuste de espessura. Já para cortes sempre de mesma espessura, os fatiadores planos, com uma só configuração, atendem bem a necessidade.
Tipos de lâminas do mandoline
Um excelente mandoline precisa ter sua lâmina afiada como a de uma faca de modo que você corte os alimentos sem precisar fazer muita força.
Os modelos inclinados, com lâminas em “V” e diagonais produzem resultados bem melhores principalmente em produtos mais delicados como tomates e pimentões.
As lâminas podem ser de aço inoxidável ou cerâmica. A vantagem é que lâminas de aço podem ser reafiadas e são mais resistentes que as de cerâmica que podem lascar ou quebrar.
Também é importante verificar o material de que é feito o mandolin. A maioria é feita de plástico resistente ABS, acrílico e metálico.
Tamanho do mandoline
Os modelos manuais são menores para exatamente caberem nas mãos. Já os profissionais, normalmente são mais largos e compridos possibilitando um corte mais rápido dos alimentos.
Recipiente para coleta
Alguns modelos de mandoline incluem um recipiente de plástico ou vidro em que o fatiador se encaixa. Assim, o alimento cortado cai diretamente neste pote, facilitando assim a vida do cozinheiro.
Por fim a máxima MENOS É MAIS!
Procure sempre um mandolin que atenda sua necessidade: existem modelos básicos de excelente qualidade e não muito caros. Procure por mandolins que sejam fáceis de limpar, sem muito fru- fru de acessórios que você nem saberá usar.
Uso de lava-louças
Como para facas, não é aconselhável lavar seu mandolin na lava-louças, mesmo que o fabricante afirme que o produto é apropriado para ser lavado dessa forma.
Os produtos químicos usados no detergente da lava-louça desgastam as lâminas e aumentam as chances do seu mandolin perder o fio de corte. O ideal é lavar o mandoline logo após o uso com detergente neutro e secar imediatamente.
Qual o melhor mandoline – os 5 melhores à venda no Brasil em 2021
Avaliamos os cinco mandolins mais vendidos no Brasil.
Mandoline Profissional Ajustável Weck – melhor custo-benefício
Feito de material resistente de plástico ABS e lâminas de aço inoxidável em diagonal possuem cabo soft touch proporcionando maior firmeza e conforto no manuseio.
Esse mandolin é leve, possui pezinhos, mas por se tratar de um modelo profissional, é mais largo e mais comprido do que os domésticos exatamente para cortar e fatiar alimentos com maior rapidez.
Possui opções de corte reguláveis nos formatos fatias (3 espessuras) e julienne ( 2 espessuras de palito). Basta girar o botão de ajuste que as lâminas se posicionam na posição correta.
Este modelo de mandolin tem lâminas de aço inox extremamente afiadas e um protetor manual para agarrar o alimento à plataforma de deslizamento impedindo o contato das mãos e dos dedos com a lâmina.
A lâmina de aço inox, além de proporcionar uma vida longa de corte, é bem simples de limpar, basta utilizar água e um detergente neutro.
Esse modelo especificamente não é dobrável e, por ser um pouco maior, necessita de um bom espaço para ser guardado.
Fatiador Manual Ajustável Mandoline Linha Gourmet Progressive – simples e prático
Esse mandolin possui formato ergonômico o que, segundo o fabricante, facilita o uso tanto para destros como para canhotos.
Possui protetor de mãos, base e laterais revestidas de material antiderrapante evitando que o mandolin escorregue ou caia. Ele até mesmo pode ser usado apoiado em uma vasilha para que os alimentos cortados caiam diretamente dentro do recipiente.
Feito de plástico resistente e lâmina de aço inox angulada, esse mandolin possui três ajustes de corte no próprio cabo e um ajuste de trava da lâmina, impedindo que acidentes possam ocorrer. Funciona como um interruptor no cabo.
A plataforma que o alimento desliza é um pouco frágil que pode prejudicar um pouco na espessura do corte escolhido. É um aparelho simples, leve e fácil de usar.
O próprio design do mandolin limita um pouco o tipo de corte. Para cortes longitudinais (no sentido do comprimento), existe um limite com uma barreira de plástico que impede que você consiga cortar a fatia da maneira desejada. Esse problema poderá ser observado em legumes e vegetais mais compridos, como pepinos, cenouras, quando o corte é no sentido do comprimento.
Mas não deixa de ser uma “mão na roda”! É um excelente mandolin para principiantes porque não existem peças para serem trocadas em cada corte.
Como ele não é desmontável, basta lavar na água com detergente neutro.
Se quiser, você pode cortar os legumes e frutas diretamente em cima da salada sempre usando o protetor de mãos para evitar cortes nos dedos.
Por ter alça ergonômica, fica bem mais fácil de segurar o mandolin durante o corte. Possui um excelente recurso de travamento que fornece um manuseio mais seguro e quando colocado em uma gaveta, não ocupa muito espaço.
Kyocera Fatiador Cerâmica – melhor com lâmina de cerâmica
Kyocera é uma marca japonesa que produz, entre outros, facas e utensílios de cozinha com lâminas de cerâmica. É considerada líder do mercado neste segmento.
Este mandolin Kyocera possui cabo de polipropileno e um corpo mais largo, ideal para corte de legumes maiores. A lâmina diagonal corta esses legumes maiores em até 4 espessuras e esse tipo de lâmina não oxida os alimentos.
As lâminas de cerâmica ajustáveis são extremamente afiadas e o protetor de mãos que acompanha o mandolin deve ser usado regularmente para evitar cortes nos dedos.
O mandolin Kyocera proporciona um corte perfeito em muitos tipos de vegetais, como abobrinha, tomate, berinjela, cebola, alho e até queijo!
Mas como nada é perfeito, a barra de ajuste de espessura da fatia é desajeitada e difícil de ver. Não é fácil definir a espessura escolhida. Apesar disso, sua principal função é fazer cortes finíssimos, quase como folhas transparentes, e isso é plenamente atendido.
A manutenção é bem simples, basta lavar com água e detergente. Como as lâminas são de cerâmica é bom também ter cuidado para não deixar o aparelho cair no chão,
Mandolin Benriner Cortador Fatiador – mais avaliações positivas de quem comprou
Também de origem japonesa, Benriner é quase sinônimo de fatiadores e mandolines de excelente qualidade.
Um dos mais práticos mandolins do mercado, perfeito para uso doméstico ou profissional. Acompanha três lâminas intercambiáveis para corte julienne que proporcionam cortes de três espessuras e uma lâmina fixa (para fatiar), com regulagem de altura.
É feito de resina ABS e com lâminas de aço inox diagonais. O corpo do mandolin é feito de plástico resistente e as porcas de retenção para a troca das lâminas são de metal.
Acompanha proteção de mão que agarra bem os alimentos. Com lâminas extremamente afiadas, os cortes julienne chegam à perfeição como mágica!
Você pode ajustar a espessura das fatias girando um pequeno botão na parte de trás do mandolin, que levanta ou abaixa a parte superior, e assim é fácil e prático definir o tamanho desejado da fatia.
É um mandolin altamente durável, possui lâminas destacáveis que podem ser re-afiadas, graduação para espessura precisa, super afiada e parafusos metálicos.
Deve ser lavado sempre em água corrente evitando a máquina lava louças.
Mandoline Slicer Nicer 6 Em 1 – mais barato e bem versátil
Clique aqui para ver o preço e detalhes na Amazon
Esse mandolin vem com um recipiente de acrílico para armazenar os alimentos na medida em que são cortados.
É feito de plástico ABS e tem 6 tipos de lâminas diferentes de aço inoxidável (lâminas retas e diagonais). Você também recebe um descascador de legumes. Das 6 lâminas inclusas, você consegue fatiar tiras finas e grossas e fatias onduladas. Está incluso também um protetor de mão.
Como possui acessórios descartáveis, a limpeza é fácil e rápida e deve ser feita em água corrente.
Quanto ao desempenho desse mandolin, não tem ajuste ou regulagem para escolher as espessuras dos cortes, para isso você precisa fazer a troca da lâmina que melhor atenda o tamanho desejado.
É um mandolin frágil, especialmente o recipiente de acrílico bem fino que pode ser facilmente rachado. Por isso é preciso manusear com cuidado.
As lâminas não são tão afiadas como de outros mandolins e o acabamento de plástico desse produto possui várias rebarbas que devem ser raspadas para evitar que se machuquem as mãos.
Esse mandolin é um dos mais baratos da nossa seleção, mas infelizmente a qualidade da fabricação dos componentes e as lâminas não são tão boas quanto os outros mandolins citado.
Funciona, mas é sofrido fatiar as coisas sem destruir o alimento. O encaixe do fatiador no recipiente de acrílico também nem sempre é perfeito.
Se você é uma pessoa exigente e precisa de um mandolin que faça cortes perfeitos é melhor escolher outro modelo. Se no entanto quiser um mandolin barato, versátil e com várias opções de cortes, este pode atender seus objetivos.
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
Receita de Repolho Roxo Refogado
Equipamento
- Mandoline
- Panela média
Ingredientes
- 900 g repolho roxo (1 cabeça)
- 1 colher de sopa azeite
- 2 cebolas fatiadas
- 2 maçãs descascadas e fatiadas
- 1 colher de chá canela
- 80 ml vinho tinto (⅓ de xícara)
- 60 ml água (¼ de xícara)
- sal e pimenta do reino
Modo de preparo
- Retire as folhas mais externas ou danificadas do repolho e também a parte dura do centro. Usando o mandoline, corte o repolho em fatias finas. Lave as fatias e escorra bem.
- Aqueça o azeite em uma panela grande. Refogue as rodelas de cebola até estarem macias. Acrescente as maçãs fatiadas, a canela, e o sal. Deixe cozinhar por alguns minutos.
- Acrescente o repolho roxo, o vinho e a água e misture bem.
- Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixíssimo por 1 hora, ou até que o repolho esteja muito macio. A cada 15-20 minutos, verifique o nível da água e acrescente um pouco sempre que necessário para não grudar no fundo da panela.
- Corrija o sal e tempere com pimenta do reino moída na hora.
Deixe um comentário