Gostosos, versáteis, nutritivos e acessíveis, os ovos de galinha são aposta certa na cozinha.
Você tem o hábito de comer ovos de galinha? Se sim, saiba que não está só. Segundo pesquisas, cada brasileiro come, em média, 251 ovos por ano.
De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal, o consumo no país foi de 53 bilhões de unidades em 2020.
Mas por que esse alimento é tão popular? Isso acontece principalmente graças ao seu valor acessível, além do alto valor nutritivo. Sem contar que é muito gostoso!
Para se ter uma ideia, o ovo é muito comparado inclusive ao leite materno por ser tão completo. Versátil, o ovo pode ser utilizado em várias receitas e ser classificado em vários tipos: orgânico, caipira, industrial. Hoje em dia, até mesmo ovo vegano já existe.
Quer saber mais sobre esse incrível alimento? Então confira tudo neste artigo!
Tipos de ovos de galinha
Ao chegar no supermercado, você pode se deparar com diversos tipos de ovos de galinha: ovo caipira, ovo comum, ovo de galinhas criadas soltas e até ovos orgânicos. Conheça melhor cada um deles:
Ovos industriais
Os ovos industriais, também chamados ovos de granja, são produzidos nas granjas comerciais em um sistema que cria galinhas em gaiolas. As galinhas têm alimentação balanceada e controlada, que consiste normalmente de ração a base de soja e milho. É um tipo de produção em escala e a maioria dos ovos vendidos provêm deste tipo de granja.
Ovos Caipira
Por outro lado, os ovos caipiras são aqueles onde o animal ainda é criado dentro de uma granja, mas com acesso a uma área de pastagem aberta. Ele pode circular e tem uma alimentação mais natural, que inclui verduras e legumes, além da ração balanceada. Além disso, em geral as galinhas não recebem medicamento para aumentar a produção.
Ovos Free-Range
Dentre os ovos caipiras, alguns recebem o certificado de Free-Range, que traduzido literalmente significa Livre Alcance. Segundo o site Certified Humane Brasil – Bem estar animal, neste sistema as aves são criadas livremente e têm acesso a uma área externa, sempre que o clima permitir.
Ovos Cage-Free
Cage-Free (livre de gaiolas) são ovos produzidos por galinhas criadas em um tipo de alojamento que inclui poleiros e ninhos, mas não fazem uso de gaiolas. As galinhas podem circular livremente e expressar seu comportamento natural.
O que é ovo orgânico?
Um dos tipos que tem crescido em popularidade no Brasil e no mundo é o ovo orgânico, mas o que é isso? Essa produção cria as galinhas livres, sem gaiolas. Elas circulam livremente e podem ter a sua própria rotina animal. É uma produção mais “humanizada”.
Os animais também não são medicados e toda a alimentação que recebem é por alimentos orgânicos. Há algumas regras que devem ser respeitadas para criar galinhas que produzem ovos orgânicos, que previnem que elas tenham desnutrição e doenças e vivam sem medo ou sofrimento extremo.
Segundo o Manual de Avicultura Orgânica:
O ambiente, as estruturas e o manejo devem ser planejados para atender as necessidades dos animais em primeiro lugar e não somente visando o que eles podem produzir.
Manual de Avicultura Orgânica
Classificação dos ovos pelo peso
Desde 2003, os ovos são classificados de acordo com o seu peso. A Portaria SDA 612 de 6 de julho de 2022 classifica os ovos da seguinte forma:
Acho útil saber o peso dos ovos, pois pode facilitar na elaboração de algumas receitas, especialmente da confeitaria, em que em vez de unidades, expressam o peso. Veja aqui uma receita de suspiro.
Como conservar ovos
Alguns cuidados são importantes, pois o ovo estragado pode causar condições graves, a exemplo da salmonela.
Para evitar problemas, confira as dicas para conservar o ovo de galinha:
- Mantenha refrigerado até a hora de usar;
- Coloque no interior do refrigerador, não na porta, evitando que a temperatura mude;
- Evitar guardar perto de outros alimentos com cheiro forte;
- Lave apenas antes de consumir para evitar que retire a película protetora que previne de bactérias.
Como congelar ovo?
Para congelar aqueles ovos que estão quase vencendo, quebre-os em uma tigelinha e misture as claras com as gemas. Uma dica para manter a textura correta é acrescentar meia colher de chá de açúcar (se for fazer receita doce) ou sal (se for salgada) por ovo.
Coloque a mistura em um recipiente adequado para o freezer, marque a data, e congele. Se quiser congelar em porções de 1 ovo, use uma forma de gelo.
Você pode também separar as claras das gemas e congelar separadamente.
Importante saber que não se deve congelar o ovo com a casca e que o ovo congelado deve ser consumido em até 6 meses.
Quando descongelar, para ter uma ideia de quanto usar, saiba que:
- 3 colheres de sopa (cerca de 60 ml) de clara e gema misturados equivale a 1 ovo inteiro;
- 2 colheres de sopa (cerca de 40 ml) de clara equivale à clara de 1 ovo;
- 1 colher de sopa (cerca de 20 ml) de gema equivale à gema de 1 ovo.
Como saber se o ovo está velho?
Se armazenados adequadamente, os ovos têm validade de cerca de 30 dias após a postura. Nas embalagens de ovos comerciais, a data de validade está, obrigatoriamente, expressa na caixa. Em alguns estados brasileiros, a data de validade deve ser carimbada em cada ovo.
No entanto, muitas vezes adquirimos ovos direto de um pequeno produtor rural e assim, não há informação da data da validade ou da postura.
O problema é que, quando o ovo envelhece, há uma perda de nutrientes e o risco de contaminação.
Assim, nos casos em que não há data de validade expressa pelo produtor, é bom aprender a identificar quando o ovo de galinha não está mais adequado para consumo.
Como fazer isso? Confira algumas dicas para saber se o ovo está bom:
- Agite o ovo. Se ouvir um líquido no interior, ele está velho;
- Se a clara estiver dispersa quando você quebra o ovo, ele não está mais fresco;
- A gema não pode estar quebrada;
- Ao colocar a gema na luz, ela não pode ter nenhum tipo de sombra;
- Observe se a clara está transparente e gelatinosa ao quebrar o ovo, como deve ser;
- Coloque o ovo em um copo de água: se o ovo afundar na horizontal, está fresco; se ficar levemente inclinado, está ok, mas não tão fresco. Se o ovo boiar, está estragado.
A dica de ouro, no entanto, é sempre (SEMPRE) quebrar cada ovo que for usar em uma tigelinha separada antes de misturar com outros ingredientes da receita. Se o ovo estiver ok, misture na receita. Se não, jogue fora.
Assim, você evita ter que jogar outros ovos e ingredientes no lixo, caso algum ovo esteja estragado.
Receitas tradicionais com ovos
O ovo de galinha é um dos alimentos mais práticos na cozinha. Você já deve ter preparado muita receita com ele, mas ainda há o que experimentar.
Entre as receitas mais tradicionais, está o ovo poché, ou ovo escalfado. Ele é aquele tipo onde o ovo de galinha é cozido fora da casca. A água deve estar quente, mas não fervente, e a textura da gema fica mole, pois depois ele passa três minutos na água fria.
Não podemos esquecer da receita mais clássica: a omelete. Ela pode ser simples, apenas com ovo, ou ter vários ingredientes. O mais comum é combinar com legumes e verduras, como tomate, cenoura, abobrinha, entre outros.
O ovo de galinha também pode ser preparado ao estilo ovo mexido. Nele você não pode parar de mexer o ovo enquanto está na frigideira. Há quem acrescente creme de leite ou queijo na receita para deixá-lo mais cremoso.
E não devemos nos esquecer do famoso ovo cozido, que é um alimento prático, fácil de fazer, saudável e muito saboroso.
Mas é claro que além das receitas onde o ovo é o ingrediente principal, há ainda várias opções onde ele atua como ingrediente base. Sendo assim, o ovo é utilizado na massa do bolo, em sorvetes, pudins e muitas outras delícias culinárias.
Quer ter frete grátis e ofertas exclusivas? Conheça o programa de assinatura Amazon Prime, que além do frete gratuito para milhares de produtos dá direito ao Prime Video, Prime Music, Prime Reading e Prime Gaming. Clique aqui para conhecer e fazer o teste gratuito.
Deixe um comentário