Tudo sobre o queijo brie você encontra aqui: o que é, com o que combina, com qual vinho harmoniza, receitas com queijo brie
O queijo brie é um dos grandes queijos franceses. Com casca branca aveludada e interior macio e cremoso, o queijo tem sabor suave, porém intenso. É um queijo versátil e delicioso, que pode ser usado de diversas formas.
- Como é feito o queijo brie
- A casca do brie é comestível?
- Como servir o queijo brie
- O que combina com queijo brie
- O que fazer com o queijo brie
- Queijo brie harmoniza com qual vinho
- Diferença entre brie e camembert
- Tipos de queijo brie
- Queijo para substituir o brie
- Como guardar queijo brie
- Receita de queijo brie assado com mel
Como é feito o queijo brie
O queijo brie é um queijo classificado como de massa mole e casca florida.
José Albano do Amarante, no livro Queijos do Brasil e do Mundo, nos explica:
“A massa mole, não é cozida, nem prensada e é curada pelo mofo branco da superfície, causada pela adição à massa do fungo Penicillium candidum. Este fungo, por ser aeróbico, faz que a cura se dê da casca para o centro. Quando o queijo amadurece, a massa torna-se untuosa e com gosto de cogumelos e a casca escurece, ficando acinzentada”.
O queijo brie autêntico (com Denominação de Origem Controlada) é feito exclusivamente com leite de vaca cru. No Brasil e em outros locais, no entanto, é feito também com leite pasteurizado.
O queijo atinge a maturação em cerca de um a três meses, dependendo do seu tamanho.
A cidade de Brie, onde o famoso queijo se origina, se encontra no departamento de Seine-et-Marne, uma região francesa que faz parte da Île-de-France, a cerca de 50 km de Paris.
Atualmente também é produzido em outras partes da França e do mundo.
Leia também: Queijo Asiago: um excelente queijo italiano
A casca do brie é comestível?
Sim é a resposta rápida.
Como afirmado anteriormente, a casca do brie é formada a partir da ação do fungo Penicillium candidum.
Esta casca, além de ser comestível, é considerada por muitos uma verdadeira iguaria, com gosto que complementa o do interior do queijo.
Para os apreciadores do brie, descartar a casca é um pecado ou até uma blasfêmia. E pecado ainda maior é se servir somente a parte interior do queijo, deixando a casca na tábua de queijos. Se o gosto da casca não agradar a seu paladar, deixe ela no seu prato, não na tábua (#ficaadica).
Como servir queijo brie
Para aproveitar todo o sabor especial do brie, é aconselhável retirá-lo da geladeira pelo menos 30 minutos antes antes de servir.
A forma correta de cortar o queijo é em fatias como se fosse um bolo. A ponta da fatia corresponde ao centro do queijo, que é a parte onde o sabor é mais acentuado.
Leia aqui como cortar outros queijos para garantir o sabor.
Dessa forma, todas as fatias devem ter uma parte do centro (ponta), para que ninguém fique sem provar esta parte mais deliciosa do brie.
Para montar um tábua de queijos, tire o queijo da embalagem e, logo antes de servir, corte algumas fatias. O queijo pode endurecer se ficar muito tempo cortado e exposto ao ambiente, por isso não fatie com antecedência.
Disponha o queijo na tábua, juntamente com alguns acompanhamentos.
O que combina com queijo brie
O queijo brie é uma delícia e pode ser degustado somente com um pedaço de pão francês ou torrada. Dessa forma, o sabor do acompanhamento não compete com o do queijo, algo que os franceses prezam.
Para combinações um pouco mais ousadas, o queijo brie vai muito bem com molhos doces e geleias e fica maravilhoso com mel.
Se a opção for frutas, escolha sabores delicados, como figo, peras ou uvas. E para uma combinação com castanhas, experimente nozes, ou castanha de caju sem sal.
O brie é também consumido quente. É só colocar o queijo inteiro no forno por cerca de 15 minutos. A parte interior fica ainda mais cremosa e se derrete. Quando retirar do forno, derrame sobre a casca um fio de mel e, quando você partir a casca, terá uma mistura deliciosa para passar no pão ou na torrada. Veja abaixo como fazer queijo brie com mel.
Servir o brie com frios como presunto de parma ou mesmo salaminho também faz muito sucesso.
O que fazer com o queijo brie
- Faça uma tábua de queijos, juntamente com pães, frutas, geleias, etc.
- Faça um sanduíche quente de queijo brie com geleia de damasco
- Asse com massa folhada
- Use como recheio de pizza
- Coma uma fatia de brie com frutas como maçã, pera ou uvas
- Coloque no forno por 15 minutos e coma com uma bela fatia de baguete (pule para a receita)
Queijo brie harmoniza com qual vinho
Os chefs e conhecedores de vinhos dizem que se dois alimentos são produzidos na mesma região, eles combinam (em inglês “what grows together, goes together“).
A região de Champagne na França fica vizinha à Ile-de-France, onde se encontra Seine-et-Merne, local originário do brie. Assim, você pode apostar: brie casa muito bem com champanhe!
Além da champanhe, o queijo harmoniza com vinhos tintos como Merlot, Pinot Noir e Cabernet e vai muito bem com um Rosé suave também.
Diferença entre brie e camembert
Brie e Camembert são queijos com uma aparência bem semelhante, ambos são macios e cremosos e têm casca branca comestível. Os dois são queijos franceses, mas o brie é originário de Seine-et-Merne (Ile-de-France), e o Camembert, da Normandia.
Embora o sabor seja semelhante, o queijo brie é um pouco mais suave que o do Camembert. Além disso, o brie tem teor de gordura maior que o do Camembert, já que no processo de fabricação é adicionado creme. Assim, embora com textura seja semelhante, o brie é mais cremoso que o camembert. Há inclusive queijos brie com duplo ou triplo creme.
Quanto ao tamanho, o Camembert é menor que o brie, tendo diâmetro de cerca de 12 cm, metade do tamanho usual do brie.
Como é bem grande, é comum se vender o brie original já fracionado (em cunhas ou triângulos). Ele também é vendido como “baby brie”, um queijo circular no tamanho menor.
Segundo a Abiq (Associação Brasileira da Indústria do Queijo), no Brasil, os dois queijos são produzidos industrialmente da mesma forma e a única diferença é o formato.
Tipos de queijo brie
O queijo brie original tem duas variedades com Denominação Controlada de Origem:
- Brie de Meaux, tem textura definida e sabor forte e aroma de sutil de creme e de avelã. O queijo tem diâmetro de 36 a 37 cm e pesa entre 2,6 e 3,3 kg. A casca natural é aveludada e branca. Ele é maturado por 4 a 8 semanas.
- Brie de Melun, tem textura bem mole e tem o gosto mais acentuado que o Brie de Meaux. Com 27 a 28 cm de diâmetro, cada peça pesa entre 1,5 e 2,2 kg. A casca branca aveludada é levemente manchada de vermelho. O Brie de Melun é curado por 5 a 12 semanas.
Essas duas variedades são feitas com leite cru (não pasteurizado) de vaca. Outras variedades são feitas, na França e no resto do mundo, com leite de vaca pasteurizado.
Leia também: 15 tipos de queijo deliciosos para você saborear
Queijo para substituir o brie
O queijo brie pode ser substituído por outro queijo cremoso e macio. O mais semelhante a ele é o queijo camembert.
Conheça também o queijo grana padano, um queijo italiano com Denominação de Origem Protegida
Como guardar queijo brie
Conserve o brie na embalagem original em geladeira. Retire o queijo da geladeira cerca de 30 minutos antes de servir. Assim, ele chega à temperatura ambiente, alcançando assim o melhor sabor e textura ideal.
Após aberto, certamente não vai sobrar! Mas, caso aconteça, embrulhe novamente na embalagem original e, caso não a tenha, embrulhe em papel alumínio ou plástico. Deixe na geladeira por até duas semanas.
A consistência do queijo se altera quando congelado. Caso deseje congelar, deixe descongelar naturalmente na geladeira. Nesse caso, use o brie para cozinhar, não sirva ao natural.
Receita de queijo brie assado com mel
Esta receita é para ser feita no forno comum ou elétrico. Caso tenha um rechaud para queijo (como este), você pode usá-lo para servir e manter o queijo aquecido. Fica uma delícia!
Receita de queijo brie assado
Equipamento
- 1 assadeira pequena
- 1 rechaud para brie (opcional)
Ingredientes
- 1 queijo brie (125 gr)
- 1 colher de sopa de mel
- 1 ramo tomilho ou alecrim (opcional)
Modo de preparo
- Pré aqueça o forno a 180 graus.
- Retire a embalagem do brie e coloque o queijo inteiro em uma assadeira rasa, ligeiramente maior que o queijo. Coloque por cima o alecrim ou tomilho (se estiver usando). Para facilitar a retirada do queijo depois de assado, você pode colocá-lo sobre um pedaço de papel manteiga.
- Asse por 15 minutos ou até que esteja derretido. Para verificar se está derretido, aperte gentilmente o centro do queijo: deve estar bem macio a ponto de arrebentar se você colocar mais pressão. Ou use a ponta de uma faca, fazendo um pequeno furo na casca. Se necessário, deixe mais alguns minutos no forno.
- Retire do forno e transfira para a tábua, ou para a travessa em que for servir. Para isso, puxe pelo papel manteiga, com bastante cuidado.
- Regue com o mel.
- Sirva imediatamente com pão ou torradas.
Dicas
- Compre um queijo brie inteiro (redondo), normalmente chamado de “petit brie”. É comum encontrar no supermercado o queijo brie fracionado, que é vendido em fatias triangulares. Esse não funciona para assar porque o queijo derretido sai pelos lados.
- Se preferir usar o micro-ondas, basta assar por 2 minutos e então verificar a consistência;
- Se sobrar, você pode reaquecer no micro-ondas. Comece com 30 segundos e vá verificando a consistência.
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
Cassia
Ótima reportagem. Ajudou bastante…Adoro quiejos. Obrigada
Zilá Dias Figueiredo
adorei as explicações como deixar o queijo Brie mais gostoso.Amo queijos
Celeste Ferreira Adão
Excelente reportagem! Estava à procura de dicas de como servir um brie delicioso.
Valim
Ótima reportagem. Ajudou bastante.