Conheça os temperos e condimentos que vão ajudar a transformar sua comida em algo sensacional!
Cozinhar por si só é uma arte, mas tornar aquela arte em algo delicioso pode depender de quais temperos e condimentos você está usando.
Existem tantas opções de temperos e condimentos no mercado que às vezes pode ser difícil saber por onde começar.
Se você quer dar mais sabor, cor e aroma às suas receitas com os melhores ingredientes, continue acompanhando este artigo. Nele, você vai descobrir os melhores temperos e condimentos que todos os chefs profissionais ou amadores devem ter na cozinha.
10 temperos indispensáveis em qualquer cozinha
Os temperos são um conjunto de ervas e especiarias utilizados para realçar o sabor dos alimentos.
Quando se diz que uma receita está bem temperada, é porque ela tem a dosagem certa de ingredientes, resultando em um perfeito equilíbrio de sabores.
Conheça a seguir 10 temperos e especiarias indispensáveis no dia a dia da sua cozinha!
Alecrim
O alecrim é uma erva aromática muito utilizada na gastronomia mediterrânea. A erva é excelente para temperar receitas de cozimento longo, como carnes assadas, frutos do mar, legumes e sopas.
Ele tem um sabor ligeiramente adocicado e confere um toque especial a qualquer receita. Além disso, o alecrim atua beneficamente no sistema digestivo.
O alecrim pode ser usado na forma fresca ou desidratada. Embora a forma fresca seja a mais recomendada para uso, é a forma seca que concentra melhor o sabor e o aroma da erva.
Canela
A canela é uma especiaria versátil que pode ser usada em uma variedade de alimentos. No Brasil é especialmente utilizada em sobremesas ou lanches doces, como bolinhos, mingaus ou tortas.
Mas na culinária grega, por exemplo, é comumente utilizada para temperar carnes.
Em pau ou em pó, a canela tem aroma e sabor bastante fortes, sendo preciso moderação na hora de usar o ingrediente.
Quando em demasia, tem o poder de “roubar” o sabor de um prato.
Quanto aos benefícios à saúde, a canela é rica em antioxidantes, possui ação termogênica, alivia sintomas respiratórios e promove sensação de saciedade.
Cominho
Entre os temperos e condimentos essenciais em toda a cozinha, sem dúvida o cominho é o mais desafiador. Ele tem um sabor picante que exige muita cautela por parte do cozinheiro e pode ser encontrado em pó ou em grão. Em preparos na frigideira, por exemplo, é preciso usar fogo baixo e ter muito controle, pois é um tempero que queima rapidamente.
Graças ao seu sabor peculiar, o cominho é muito utilizado em cozidos, para temperar carnes e vegetais.
Além disso, também harmoniza bem com pratos com barbecue, curry e chilli.
O cominho também pode ser ingerido na forma de chá.
Quanto aos benefícios, o tempero facilita a digestão dos alimentos, ajuda a controlar os níveis de colesterol e açúcar no sangue e tem ação anti-inflamatória.
Cravo-da-Índia
Assim como a canela, o cravo é uma especiaria que adiciona um toque especial a doces como beijinho de coco, bananada, bolos e diversas outras delícias.
Contudo, também pode acrescentar sabor e aroma a carnes assadas (de boi e de porco), além de arroz e sopas. O tender salpicado com cravo da Índia é um clássico no Natal brasileiro! Além disso, também é excelente para preparar chás caseiros calmantes e revigorantes.
O Cravo da Índia possui um aroma floral e sabor adocicado e deve ser usado com moderação. Na comida, recomenda-se retirar a especiaria antes de servir a refeição, já que o tempero não é muito fácil de ser mastigado.
Entre os seus muitos benefícios, o cravo facilita a digestão, combate a diarreia e melhora a saúde do fígado.
Louro
Outro tempero com sabor é o louro. Sua fragrância profunda e sabor ligeiramente amargo são ótimos para temperar feijão, carne assada, molhos para massas, lentilhas, caldos e sopas.
Se você estiver procurando por uma forma fácil de dar a seus pratos um toque especial, tente adicionando algumas folhas de louro!
Como se já não bastassem essas vantagens, ao louro também se atribuem propriedades medicinais digestivas, diuréticas e anti-inflamatórias.
O louro é comercializado em folhas ou em pó. Na forma de folhas, recomenda-se retirar o tempero das refeições antes de servi-las, já que as folhas possuem gosto amargo e são difíceis de mastigar.
Manjericão
O manjericão é uma erva aromática que tem notas leves de limão que tornam as saladas mais refrescantes e dão vida às massas com molho de tomate fresco.
Além do famoso macarrão ao molho pesto, o tempero também combina super bem com pizzas, sopas e com várias outras receitas italianas.
Cabe ainda ressaltar que o manjericão tem propriedades antissépticas, analgésicas e cicatrizantes, que beneficiam todo o organismo. A erva fortalece o sistema imunológico, alivia o cansaço, os sintomas de estresse e ajuda a cicatrizar aftas.
Orégano
Já o orégano integra o rol de temperos e condimentos mais conhecidos e usados pelos brasileiros, graças ao seu sabor intenso e versatilidade.
As folhas podem ser utilizadas frescas ou secas, embora nas cozinhas brasileiras é raro ver esta erva fresca.
De sabor robusto e ligeiramente amargo, o orégano é um tempero que combina com perfeição com carnes, ensopados, pizzas, ovos, peixes, aves e frutos do mar. A erva também complementa bem receitas com tomates frescos, queijos e cebolas, e fica ótima em recheios e molhos de maneira geral.
O orégano é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes que auxiliam na digestão e absorção de nutrientes.
Páprica
Assim como o cominho, a páprica também é um dos temperos e condimentos desafiadores. A especiaria, de origem espanhola, é produzida com pimentões secos e moídos.
A páprica tem coloração vermelha, sabor leve e picante, e por isso é muito utilizada em receitas mexicanas.
Versátil, a páprica pode ser usada em carnes, sopas, peixes, rabada, costela suína e vários outros pratos.
O tempero pode ser encontrado em pó, mas em três versões diferentes: a páprica doce, a picante e a defumada.
Vale ainda dizer que a páprica tem propriedades antissépticas e antigases.
Pimenta-do-reino
Sem dúvida alguma outra ótima escolha para temperar carnes vermelhas e molhos, além de caldos e sopas. Também funciona especialmente bem com batatas assadas no forno.
Embora a pimenta do reino preta seja a mais comum, ela também pode ser encontrada nas versões vermelha, verde e branca. Todas oferecem um sabor mais picante às receitas e exigem moderação na quantidade.
Assim com a maioria dos temperos e condimentos listados anteriormente, a pimenta do reino também facilita a digestão e a absorção de nutrientes pelo organismo.
Tomilho
O tomilho é um tempero pertencente à família da hortelã. Seu sabor ligeiramente adocicado, apimentado e com um toque de menta é excelente para preparar risotos, molhos e carne assada, principalmente de aves.
Suas folhas podem ser utilizadas tanto frescas quanto secas e em ambos os casos, além de dar um toque especial aos pratos, também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Condimentos que deixam suas receitas ainda mais saborosas
Diferente dos temperos, os condimentos são adicionados às receitas com a finalidade de conferir mais sabor, textura e realçar o gosto dos alimentos.
Alguns podem ser inseridos na receita durante o preparo, outros, no entanto, após o preparo ou durante o consumo.
Entre os condimentos mais usados na minha casa no dia a dia, posso destacar os seguintes:
Azeite de oliva
O azeite de oliva é um condimento produzido a partir da prensagem das azeitonas. Rico em ácidos graxos essenciais como ômega 3 e ômega 9, trata-se de uma gordura saudável para preparar saladas e legumes, fazer refogados e fritar alimentos.
Ketchup
Já o ketchup é um molho de tomate preparado com vinagre e vários outros condimentos. Ele pode ser do tipo tradicional, picante ou temperado com bacon, cebola e ervas. O molho é de origem chinesa e no Brasil serve para dar mais sabor a pizzas, salgados e hambúrgueres. O ketchup também está presente no popular strogonoff de carne ou frango.
Molho Inglês
Apesar de ser inspirado em uma receita indiana, o molho inglês foi desenvolvido na Inglaterra e por isso tem esse nome. De coloração escura e sabor adocicado, o molho inglês é composto por molho de soja, vinagre, cebola, alho, cravo-da-índia, pimenta, tamarindo e várias outras ervas e especiarias. O molho inglês geralmente é utilizado como intensificador de sabores e comumente usado para temperar carnes brancas, de aves ou de peixes.
Mostarda
A mostarda, por sua vez, é um condimento feito a partir das sementes de mostarda, uma planta cujo uso na gastronomia é muito antigo. A mostarda pode ser encontrada na forma de pó ou de pasta, sendo esta última a forma de uso mais comum.
De sabor picante, intenso e ligeiramente amargo, a mostarda serve para dar mais sabor a saladas, carnes e legumes. No Brasil, é muito utilizada em salgados e hambúrgueres.
Óleo de soja (Shoyu)
O molho shoyu é originário da gastronomia oriental e é basicamente uma mistura de óleo de soja, cereais e sal marinho. Tem um sabor intenso e salgado, e graças a essa característica pode substituir o sal no preparo de alguns alimentos, como carnes, aves e peixes, por exemplo.
Vinagre
O último integrante da nossa lista de temperos e condimentos é o vinagre. O produto é obtido através da fermentação alcoólica ou acética do vinho. Disponível na versão tinto, branco ou balsâmico, o vinagre é um excelente condimento para temperar saladas e molhos de carnes suínas. Além do vinagre de vinho, existem ainda os vinagres de arroz, de maçã e de outras frutas.
Agora que você conhece esses 10 temperos e 6 condimentos essenciais para ter na sua cozinha, experimente adicionar alguns às suas receitas favoritas hoje mesmo!
E caso queira receber mais dicas culinárias como essa, não perca a oportunidade de acompanhar o blog do Bem Afiada. Bom Apetite!
Deixe um comentário