Conheça 10 tipos de arroz e se surpreenda com novos sabores deste cereal tão importante na nossa alimentação
O arroz é um dos alimentos mais presentes na mesa dos brasileiros, mas você talvez não conheça a gama de variedade deste cereal.
E não é apenas o formato e a textura que variam nos diversos tipos de arroz, até mesmo as características nutricionais se alteram.
Bomba, carnaroli, jasmin, basmati e negro: esses são apenas alguns exemplos de tipos de arroz que talvez você nunca tenha experimentado.
No entanto, há outros, além das várias particularidades de cada um. Se você quer saber mais e não errar quando o assunto é arroz, confira o restante do artigo!
Os principais tipos de arroz
O arroz (Oryza sativa) é um dos cereais mais produzidos e consumidos no mundo, sendo o principal alimento de cerca de metade da população mundial, especialmente nos países em desenvolvimento, como o Brasil.
E não por menos: arroz é nutritivo, versátil, fácil de fazer e delicioso!
Quanto aos tipos de arroz, ele é classificado com base na proporção do comprimento com a largura do grão quando cozido.
São considerados três tamanhos:
Grão longo:
- Tem o comprimento cerca de quatro a cinco vezes maior que a largura
- Na legislação brasileira, para ser considerado longo, o grão deve medir 6 mm ou mais
- Como exemplo temos o arroz agulinha, basmati e jasmine
- Geralmente este tipo de arroz quando cozido fica firme e mais soltinho.
- Usado como acompanhamento, mas também em sopas e saladas quando a ideia é manter os grãos inteiros e separados.
Grão médio
- Tem o comprimento cerca de duas vezes a três vezes maior que a largura.
- Na legislação brasileira, para ser considerado médio, o arroz deve medir entre 5 mm e 6 mm
- Como exemplo, temos o arroz arborio e carnaroli, que são tipos de arroz usados para fazer risoto
- Quando cozido, tem uma textura mais pegajosa e os grãos ficam mais grudados do que o arroz de grão longo.
- Usado para fazer risotos e outros preparos que exigem um arroz menos solto.
Grão curto
- Tem o comprimento pouco maior ou do tamanho da largura.
- Na legislação brasileira, para ser considerado curto o arroz deve medir menos de 5mm
- Como exemplo, temos o arroz japonês
- Quando cozido, fica bem pegajoso e grudado
- Usado para fazer sushi ou pratos que requerem um arroz grudento
Além desta classificação do arroz por tamanho, podemos também dividir os tipos de arroz de acordo com a quantidade de amido que possuem.
Para o uso culinário, essa é uma característica muito importante, já que determina o quanto o arroz ficará grudento.
O amido é formado por cadeias de amilose e amilopectina. É a amilopectina que torna o arroz glutinoso, ou grudento.
Assim, os tipos de arroz que contém mais amilose e menos amilopectina, como o arroz basmati ou jasmin, têm os grãos mais firmes e separados quando cozidos.
Já os tipos de arroz japoneses, que contém muita amilopectina, resultam em grãos que grudam uns nos outros. O famoso “unidos venceremos”.
Leia a seguir mais detalhes de cada tipo de arroz.
Arroz branco (agulhinha)
Entre os tipos de arroz mais mais consumidos no mundo, o arroz agulhinha branco é um arroz de grão longo que passa por um processo de beneficiamento, onde são retiradas a casca, o farelo e o gérmen e os grãos são polidos.
Esse é o arroz de quem adora um “arroz soltinho”. Já nas receitas, é o acompanhamento mais comum do feijão, além de ser utilizado em sopas, saladas e bolinhos de arroz.
Arroz basmati
O arroz basmati é mais utilizado na culinária asiática, principalmente nas receitas indianas. Se você é fã delas, com certeza já provou esse tipo de arroz, que é mais aromático. Ele tem alta concentração de compostos que fazem do seu tipo mais perfumado e até mesmo um pouco doce.
Como o seu envelhecimento dura mais de um ano, ele desidrata bastante, mas depois muda muito de tamanho no cozimento.
As receitas mais comuns são pratos de arroz basmati com carnes e especiarias, como o byriani, prato tradicional da Índia. Também é muito frequente em sopas com batata e arroz ou no recheio do tomate ou abóbora.
Lei também: panela de arroz elétrica vale a pena?
Arroz bomba
O arroz bomba é um tipo de arroz de grão curto, muito cultivado no leste da Espanha, sendo também chamado de arroz de Valência.
É o arroz usado para preparar a Paella espanhola. É um arroz de grão curto, mas que tem como característica ficar soltinho quando cozido, diferente do arroz curto para sushi, que é bem grudento.
O arroz bomba tem alta capacidade de absorção de água, assim é necessário cozinhar com uma maior quantidade de água que outros tipos de arroz.
Duas variedades de arroz bomba têm Denominação de Origem Controlada: o Calasparra e o Moratalla.
Arroz jasmin
O arroz jasmin está entre os tipos de arroz mais populares na Tailândia e países do sudeste asiático. Assim como o Basmati, ele também é mais aromático, mas tem baixa composição de amilose e, por isso, fica menos solto. Além disso, é rico em vitaminas do complexo B e é chamado de “arroz thai”.
Esse tipo de arroz é ótimo para receitas com legumes e camarão ou salmão. Além disso, os tailandeses adoram caril de arroz ou com gengibre, frango e legumes. Você também pode apostar em uma salada com arroz jasmin.
Arroz arborio
Quando o assunto é risoto, segundo os italianos, o original é preparado com arroz arbóreo. Esse tipo de arroz tem a cor bem branca e formato oval que depois se expande. Ele também é muito cremoso, o que ajuda na receita, e sua origem é de Piemonte, na Itália.
Quanto ao risoto, ele pode ser feito com várias receitas: alho-poró, queijo, cogumelos e frango, por exemplo. Se você adora carne vermelha, também pode combinar com esse tipo de arroz. Contudo, lembre-se de que o tempo de cozimento é maior e que você não deve parar de mexer a panela.
Leia também: como fazer um risoto perfeito
Arroz carnaroli
O arroz carnaroli também é muito amado pelos italianos e, inclusive, para fazer risoto. Sua característica é também ser oval, mas tem um teor de amilose um pouco mais alto em relação ao arbório. Além disso, ele também é cremoso mesmo depois de cozido.
Embora seja muito utilizado para fazer risoto de frango, parmesão e limão-siciliano, também há outras receitas. Um exemplo é o arroz doce ou até mesmo fazer arroz carnaroli puro para comer com legumes.
Arroz japonês – tipos de arroz
Não podemos esquecer do arroz japonês entre os tipos de arroz. Ele tem uma forma sutilmente mais redonda e seus grãos garantem o preparo de um arroz mais macio. Ainda, é mais úmido em relação aos demais, formando aquele aspecto mais “pegajoso”.
Por conta das suas características, é o famoso arroz usado para fazer sushi, maki, e outros pratos da culinária japonesa.
Arroz negro
O arroz negro, também chamado de arroz proibido, é um arroz com grande quantidade do pigmento vegetal antocianina, que dá a cor escura também a outras plantas, como berinjela e amora.
Ele é originário da China, onde é usado também na medicina tradicional chinesa, por ser rico em antioxidantes.
Sua cor enquanto está cru é preta, mas depois de cozido chega a ficar ligeiramente roxa. Ele tem alto valor nutricional e bem mais fibras em comparação ao arroz branco, já que é uma espécie de arroz integral.
Já as receitas mais indicadas incluem principalmente as sobremesas, como bolos e pães. Contudo, é comum usar o arroz negro para fazer mingau.
Arroz selvagem
O arroz selvagem não é exatamente um tipo de arroz, mas sim uma grama aquática de coloração preta, do gênero Zizania. Contudo, graças ao seu formato, ele é chamado de arroz. Além disso, ele é rico em fibras, proteínas, vitaminas e minerais.
Entre suas receitas, é muito comum fazer arroz selvagem com frango e legumes. Sopa de frango com arroz selvagem também é outra dica interessante, além de saladas ou com amêndoas, damasco e nozes.
Além dos tipos de arroz descritos acima, existem também formas de beneficiamento que alteram o grão do arroz, independente do tipo. Entre elas, as mais comuns são:
Arroz integral
O que caracteriza o arroz integral é que, em seu processo de beneficiamento, somente a casca – que não é comestível – é retirada.
Diferente do arroz branco, o germe, o farelo e o endosperma do grão de arroz são mantidos. Assim, ficam preservadas as fibras e outros nutrientes importantes para o organismo.
Porém, se você já tentou fazer, sabe que o tempo de cozimento é acima da média em comparação com os demais.
E você pode incluir em receitas com quase tudo, inclusive legumes, carnes e batata doce.
Leia também: como congelar arroz cozido
Arroz parboilizado
O parboilizado é aquele arroz que mesmo antes de ser embalado já teve um pré-cozimento, ou seja, o amido presente nele está um pouco mais solto e você poderá ver esse resultado no final da receita que escolher.
Na hora de preparar, é muito parecido com o arroz branco tradicional que você está acostumado, mas é considerado mais saudável.
Entre as receitas há muitas opções, principalmente pratos de arroz parboilizado com cogumelos, à grega e carreteiro. Além disso, também é muito comum para quem adora fazer arroz doce, por exemplo.
Leia aqui nosso artigo completo sobre o arroz parboilizado
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
Deixe um comentário